Reforma Política


"A mãe de todas as reformas"

Quando falamos em reforma temos a ideia que uma mudança acontecerá, e a expectativa é que a mudança seja para a obtenção de melhorias. Neste sentido, quando falamos de Reforma Política temos a esperança que a estrutura da relação entre o Estado Brasileiro e seus cidadãos seja revista.

Atualmente a população brasileira é refém de um sistema político, somos categoricamente controlados, levianamente coagidos a não opinar a administração pública. Observamos o endividamento público, das empresas estatais, os superfaturamentos, a ausência de serviços públicos de qualidade, as vergonhas da corrupção e ainda assim, pagamos a conta através dos aumentos sucessivos dos tributos. Somente uma alteração profunda nas regras do sistema político é capaz de implementar a participação popular nas instituições públicas, aprofundar a legitimação do voto e aumentar o diálogo entre os representantes e os representados no nosso país.

Propostas de reformas eleitorais atuais


Proporcional

Viabiliza a representação de diversos setores da sociedade garantindo a proporção entre votos e o número de parlamentares.

Saiba Mais
Majoritário

Possui regras simples e claras em que o candidato que obtiver mais votos em determinada região será eleito como seu representante.

Saiba Mais
Misto

Fomenta a representação dos setores da sociedade, como no proporcional, e também respeita a quantidade absoluta de votos presente no sistema majoritário.

Saiba Mais